Ensino Fundamental I - 1° ao 5° ANO:
Proposta Pedagógica
Língua Portuguesa
O contato com diversas práticas de linguagem e o desenvolvimento do projeto de leitura funcionam como instrumentos de estímulo à produção escrita. Mecanismos linguísticos são compreendidos e estudados de forma contextualizada.
Matemática
O trabalho com números é desenvolvido por intermédio do lúdico, com brincadeiras, jogos e material de recorte. Com esse estímulo, o aluno é convidado a resolver uma série de situações-problema.
História
A observação e avaliação da realidade tem por meta a construção de referenciais que possam fundamentar ações transformadoras, preparando o aluno para o exercício da cidadania consciente.
História
A observação e avaliação da realidade tem por meta a construção de referenciais que possam fundamentar ações transformadoras, preparando o aluno para o exercício da cidadania consciente.
Geografia
O apoio pedagógico deve ser tão envolvente quanto o trabalho desenvolvido em sala de aula. Para isso, o material didático precisa oferecer atrativos que tornem o aprendizado divertido e emocionante para o estudante. O material didático que adotamos é dinâmico, produtivo e criativo, com atividades coerentes com o nível do aluno e com as metas definidas.
Ciências
O incentivo à produção científica, desenvolvido à luz de novas tendências tecnológicas, ocorre em paralelo com uma reflexão ética, visando à consolidação de atitudes críticas diante do meio ambiente e da sociedade.
Língua estrangeira: inglês
O dinamismo das aulas, com músicas, dramatizações e desenvolvimento de projetos coletivos, favorece o despertar do gosto pela leitura em língua estrangeira. Um CD com atividades diversas complementa o trabalho de sala de aula.
Arte
O acesso ao aprendizado artístico é fornecido por intermédio de exercícios de criatividade, que trabalham com diferentes materiais, e são conduzidos no sentido do aprimoramento da percepção estética e crítica.Arte
O desenvolvimento de habilidades de produção, fruição e contextualização estética tem como ponto de partida a releitura de obras de arte e a pesquisa em torno de artistas e momentos históricos e culturais.
Abertura para tecnologia
É fácil perceber que o mundo está em constante transformação. A convivência com esse processo dinâmico exige a criação de novas formas de apreender o novo. Preparamos o aluno para o presente, auxiliando-o a explorar os recursos já existentes. E para o futuro, estimulando-o a buscar outras ferramentas de conhecimento.
Atrativos
O apoio pedagógico deve ser tão envolvente quanto o trabalho desenvolvido em sala de aula. Para isso, o material didático precisa oferecer atrativos que tornem o aprendizado divertido e emocionante para o estudante. O material didático que adotamos é dinâmico, produtivo e criativo, com atividades coerentes com o nível do aluno e com as metas definidas.
Atualização constante
A maior motivação para suscitar a curiosidade do aluno é dada pelo próprio professor. É da manifestação de seu interesse pelas coisas ao seu redor que vem o estímulo para que o estudante siga o mesmo caminho. Na nossa escola, o professor tem espaço e oportunidade para a renovação de seu conhecimento e de suas práticas pedagógicas.
Respeito à individualidade
O crescimento é feito de descobertas. O aprendizado que se faz por conta própria deixa raízes profundas e se torna definitivo. Temos plena consciência do caráter individual do processo de aprendizagem. Mas também acredita que é possível fazer tudo isso em grupo, para consolidar a ideia de coletividade e promover a socialização.
Respeito às diferentes faixas etárias
A educação é um processo de longa duração, e cada uma de suas etapas abarca vários anos da vida escolar. Por outro lado, cada fase de crescimento possui suas especificidades. Nosso material é concebido para promover o aprendizado gradativo, em um movimento contínuo de retomada, aprofundamento e consolidação.
Metodologia
Atividades para casa
A sala de aula é o ponto de partida do aprendizado. Mas ele se desenvolve para muito além dela. Ocorre em outros ambientes, utilizados como espaços de produção do conhecimento. Para nós, as atividades realizadas em casa funcionam como mecanismos auxiliares na integração da escola ao cotidiano do aluno.
Assim sendo, espera-se que os alunos além de cidadãos conscientes e portadores de conhecimentos que os qualifiquem para o trabalho, demonstrem ter adquirido habilidades de raciocínio e qualidades pessoais; tais como:
- Pensamento criativo;
- Tomada de decisões;
- Solução de problemas;
- Visualização mental (antecipar uma solução)
- Aprender a aprender;
- Responsabilidade;
- Autoestima;
- Sociabilidade;
- Autogerenciamento;
- Integridade no alcance dos objetivos;
- Honestidade e ética.
O que fizemos foi apenas uma gota no oceano mas, se não tivéssemos feito, essa gota faltaria.”
Charles Chaplin
Horário Ensino Fundamental I
8:00h às 12:00h.
Professores
1° Ano: Profª. Renata
2° Ano: Profª. Simone
3° Ano: Profª. Iris
4° Ano: Profª. Verônica
5° Ano: Profª. Aline
Profª. Ana Cristina (Inglês)
Coordenação
Profª. Valéria V. Simões