Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ANO
Proposta Pedagógica:
Dando continuidade ao desenvolvimento das potencialidades da criança, o Ensino Fundamental II trabalha com o estímulo ao exercício da cidadania. Professor e aluno consolidam sua parceria na construção do conhecimento.
Uma educação que alia formação acadêmica, formação socioemocional e resultados é construída por uma equipe bem qualificada, bem estruturada e comprometida com a qualidade dos procedimentos educacionais que desenvolve.
Agora é o momento em que essa escolha central deve ser tomada por vocês. Uma escolha que abraçará os sonhos e acolherá o hoje de seus filhos para que alcancem o amanhã que desejam.
Coordenadora: Profª Valéria V. Simões
Matrículas para 2024
> Vagas a confirmar
SISTEMA MAXI DE ENSINO / SOMOS EDUCAÇÃO
DESCONTOS ESPECIAIS PARA IRMÃOS
APRESENTE UMA MATRÍCULA NOVA E FIQUE ISENTO DA SUA ANTECIPAÇÃO
Matemática
O trabalho com números é desenvolvido por intermédio do lúdico, com brincadeiras, jogos e material de recorte. Com esse estímulo, o aluno é convidado a resolver uma série de situações-problema.
História
A observação e avaliação da realidade tem por meta a construção de referenciais que possam fundamentar ações transformadoras, preparando o aluno para o exercício da cidadania consciente.
Geografia
O apoio pedagógico deve ser tão envolvente quanto o trabalho desenvolvido em sala de aula. Para isso, o material didático precisa oferecer atrativos que tornem o aprendizado divertido e emocionante para o estudante. O material didático que adotamos é dinâmico, produtivo e criativo, com atividades coerentes com o nível do aluno e com as metas definidas.
Ciências Naturais
As informações científicas são oferecidas de maneira contextualizada, provocando discussões que instigam a curiosidade. As atividades práticas incluem participação e posicionamento em torno de questões ambientais.
Língua estrangeira: inglês
O dinamismo das aulas, com músicas, dramatizações e desenvolvimento de projetos coletivos, favorece o despertar do gosto pela leitura em língua estrangeira. Um CD com atividades diversas complementa o trabalho de sala de aula.
Arte
O acesso ao aprendizado artístico é fornecido por intermédio de exercícios de criatividade, que trabalham com diferentes materiais, e são conduzidos no sentido do aprimoramento da percepção estética e crítica.Atrativos
O apoio pedagógico deve ser tão envolvente quanto o trabalho desenvolvido em sala de aula. Para isso, o material didático precisa oferecer atrativos que tornem o aprendizado divertido e emocionante para o estudante. O material didático que adotamos é dinâmico, produtivo e criativo, com atividades coerentes com o nível do aluno e com as metas definidas.
Abertura para tecnologia
É fácil perceber que o mundo está em constante transformação. A convivência com esse processo dinâmico exige a criação de novas formas de apreender o novo. Preparamos o aluno para o presente, auxiliando-o a explorar os recursos já existentes. E para o futuro, estimulando-o a buscar outras ferramentas de conhecimento.
Atualização constante
A maior motivação para suscitar a curiosidade do aluno é dada pelo próprio professor. É da manifestação de seu interesse pelas coisas ao seu redor que vem o estímulo para que o estudante siga o mesmo caminho. Na nossa escola, o professor tem espaço e oportunidade para a renovação de seu conhecimento e de suas práticas pedagógicas.
Respeito à individualidade
O crescimento é feito de descobertas. O aprendizado que se faz por conta própria deixa raízes profundas e se torna definitivo. Temos plena consciência do caráter individual do processo de aprendizagem. Mas também acredita que é possível fazer tudo isso em grupo, para consolidar a ideia de coletividade e promover a socialização.
Respeito às diferentes faixas etárias
A educação é um processo de longa duração, e cada uma de suas etapas abarca vários anos da vida escolar. Por outro lado, cada fase de crescimento possui suas especificidades. Nosso material é concebido para promover o aprendizado gradativo, em um movimento contínuo de retomada, aprofundamento e consolidação.
Respeito à individualidade
O crescimento é feito de descobertas. O aprendizado que se faz por conta própria deixa raízes profundas e se torna definitivo. Temos plena consciência do caráter individual do processo de aprendizagem. Mas também acredita que é possível fazer tudo isso em grupo, para consolidar a ideia de coletividade e promover a socialização.
Metodologia
Equipe
A integração completa entre professor e escola determina o funcionamento adequado de nossa metodologia de ensino.
A família deve ser integrada à equipe, colaborando e dando suporte ao trabalho desenvolvido em sala de aula.
Organização
A pressa é inimiga do aprendizado. O conhecimento adquirido só é assimilado quando sua construção se dá gradativamente: um degrau de cada vez, subindo ao segundo apenas quando os dois pés estão bem firmes no primeiro.
Planejamento
A vida escolar supõe um conjunto articulado de ações. Para que ele funcione da melhor maneira, é preciso que haja planejamento e sistematização das atividades, levando em conta as particularidades de nossa região e as necessidades da escola.
Atividades para casa
A sala de aula é o ponto de partida do aprendizado. Mas ele se desenvolve para muito além dela. Ocorre em outros ambientes, utilizados como espaços de produção do conhecimento. Para nós, as atividades realizadas em casa funcionam como mecanismos auxiliares na integração da escola ao cotidiano do aluno.
Assim sendo, espera-se que os alunos além de cidadãos conscientes e portadores de conhecimentos que os qualifiquem para o trabalho, demonstrem ter adquirido habilidades de raciocínio e qualidades pessoais; tais como:
- Pensamento criativo;
- Tomada de decisões;
- Solução de problemas;
- Visualização mental (antecipar uma solução)
- Aprender a aprender;
- Responsabilidade;
- Autoestima;
- Sociabilidade;
- Autogerenciamento;
- Integridade no alcance dos objetivos;
- Honestidade e ética.
“Faça as coisas o mais simples que você puder, porém não as mais simples”.
Albert Einstein