Educação Infantil

Educação Infantil: Proposta Pedagógica

  • Favorecer o desenvolvimento integral da criança e sua socialização, valorizando-se a sua espontaneidade, liberdade e criatividade.
  • Proporcionar a criança oportunidade para integrações com outros indivíduos, que levem à cooperação e à colaboração.
  • Levar a criança a investigar e raciocinar espontaneamente, adquirindo confiança no seu próprio raciocínio.
  • Favorecer a criança a expressar-se livremente desenvolvendo seu potencial criador, através de atividades que atendam aos seus interesses e vivências.
  • Organizar o pensamento da criança através dos diferentes meios de expressão.
  • Formar hábitos saudáveis de higiene e nutrição.
Língua inglesa

O trabalho de introdução ao conhecimento do idioma inglês é desenvolvido a partir de jogos e atividades que se integram naturalmente ao cotidiano da criança: colorir, desenhar, recortar, etc. Além disso, um CD com vocabulário, diálogos e atividades musicais auxilia na compreensão e fixação da língua.

Atrativos

O apoio pedagógico deve ser tão envolvente quanto o trabalho desenvolvido em sala de aula. Para isso, o material didático precisa oferecer atrativos que tornem o aprendizado divertido e emocionante para o estudante. O material didático que adotamos é dinâmico, produtivo e criativo, com atividades coerentes com o nível do aluno e com as metas definidas.

Abertura para tecnologia

É fácil perceber que o mundo está em constante transformação. A convivência com esse processo dinâmico exige a criação de novas formas de apreender o novo. Preparamos o aluno para o presente, auxiliando-o a explorar os recursos já existentes. E para o futuro, estimulando-o a buscar outras ferramentas de conhecimento.

Trocas com o mundo

No segmento da Educação Infantil, a criança é convidada a exercitar seu poder de questionamento e de intervenção na realidade à sua volta. Esse processo se dá através de um duplo estímulo: de um lado, a criança inicia sua compreensão do mundo e, de outro, começa a compreender seu papel nesse espaço.

Valores

A construção de valores individuais e sociais parte do reconhecimento da existência de um conjunto de informações prévias que a criança traz consigo. A partir desse patamar, estabelece-se a relação com o meio ambiente e a identificação de diferentes características culturais e regionais.

Aprendizado lúdico

As atividades que fundamentam qualquer estratégia de ensino devem ser coerentes com a faixa etária do aluno. Na Educação Infantil, privilegia-se a utilização da brincadeira e do jogo na elaboração do aprendizado, com a exploração de diferentes linguagens: corporal, visual, musical, plástica, matemática, oral e escrita.

Atualização constante

A maior motivação para suscitar a curiosidade do aluno é dada pelo próprio professor. É da manifestação de seu interesse pelas coisas ao seu redor que vem o estímulo para que o estudante siga o mesmo caminho. Na nossa escola, o professor tem espaço e oportunidade para a renovação de seu conhecimento e de suas práticas pedagógicas.

Respeito à individualidade
 
O crescimento é feito de descobertas. O aprendizado que se faz por conta própria deixa raízes profundas e se torna definitivo. Temos plena consciência do caráter individual do processo de aprendizagem. Mas também acredita que é possível fazer tudo isso em grupo, para consolidar a ideia de coletividade e promover a socialização.
Respeito às diferentes faixas etárias

A educação é um processo de longa duração, e cada uma de suas etapas abarca vários anos da vida escolar. Por outro lado, cada fase de crescimento possui suas especificidades. Nosso material é concebido para promover o aprendizado gradativo, em um movimento contínuo de retomada, aprofundamento e consolidação.

Equipe

A integração completa entre professor e escola determina o funcionamento adequado de nossa metodologia de ensino. A família deve ser integrada à equipe, colaborando e dando suporte ao trabalho desenvolvido em sala de aula.

Organização
A pressa é inimiga do aprendizado. O conhecimento adquirido só é assimilado quando sua construção se dá gradativamente: um degrau de cada vez, subindo ao segundo apenas quando os dois pés estão bem firmes no primeiro.
Planejamento

A vida escolar supõe um conjunto articulado de ações. Para que ele funcione da melhor maneira, é preciso que haja planejamento e sistematização das atividades, levando em conta as particularidades de nossa região e as necessidades da escola.

Atividades para casa

A sala de aula é o ponto de partida do aprendizado. Mas ele se desenvolve para muito além dela. Ocorre em outros ambientes, utilizados como espaços de produção do conhecimento. Para nós, as atividades realizadas em casa funcionam como mecanismos auxiliares na integração da escola ao cotidiano do aluno.

Na preparação para aprender, é preciso acima de tudo respeitar e estimular a curiosidade da criança e ensiná-la a gostar de aprender.

“O desenvolvimento de uma criança é uma construção contínua, que pode ser comparada a um grande edifício que se torna mais sólido a cada novo aprendizado.”

Horário:

Turno da tarde: 13:00h às 17:00h

Professores

MAT.I II e PRÉ I: Profª. Elaine

PRÉ II: Profª: Cláudia Ana

Coordenação

Profª. Valéria V. Simões

Continuar no navegador
Para instalar o toque Adicionar à Tela de início
Adicionar à Tela de início
CMS-Tic Tac
Instale nosso aplicativo web. Não ocupará espaço no seu telefone.
Instalar
Adicione CMS-Tic Tac para a Tela Inicial
Fechar

Para uma experiência otimizada para celular, adicionar CMS-Tic Tac atalho para o seu dispositivo móvel da tela inicial

1) Prima o botão de compartilhamento no menu do seu navegador bar
2) Pressione o "Adicionar à Tela de início'.